Carla Zambelli pede Pix a apoiadores para pagar multas impostas pelo STF 4z40d
Parlamentar foi condenada pela invasão do sistema do CNJ a dez anos de prisão, perda do mandato e multa e indenização que somam quase 5 milhões de reais 53e2e

Condenada por unanimidade pela primeira turma do Supremo Tribunal Federal na última semana a pagar duas multas que somam quase 5 milhões de reais, além das sentenças de prisão e perda do mandato, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) usou as redes sociais nesta segunda-feira, 19, para pedir ajuda financeira de seus apoiadores.
“Eu tenho pensado em várias formas de negócio. Inclusive, uma delas devo lançar daqui a 40 dias, mas, enquanto isso, eu preciso levantar recursos (…). Por isso, quero pedir a sua ajuda com o quanto você puder doar. Se você puder doar um real, então faz um Pix de um real. Se você pode com mais, eu te peço, então, que você coloque um pouco mais”, diz em um vídeo publicado no X no final da manhã.
A parlamentar foi condenada pela Corte pelos crimes de invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica, no caso do hackeamento dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pelo hacker Walter Delgatti Neto. A Justiça entendeu que Zambelli foi a mandante do crime.
A pena fixada para Zambelli foi de dez anos de prisão em regime inicial fechado e multa no valor de 2.000 salários-mínimos (cerca de 3 milhões de reais, se considerado o valor do salário mínimo atual). Já Delgatti teve a pena estabelecida em oito anos e três meses de prisão, também em regime inicial fechado, além de multa de 480 salários-mínimos (728.640 reais)
Eles terão ainda que pagar uma indenização de 2 milhões de reais por danos materiais e morais coletivos. Ambos estão inelegíveis desde o momento da condenação até o fim de um período de oito anos após o cumprimento da pena.
“Não está fácil a minha situação. Eu vivo do meu salário de deputada, que não é baixo, mas que, com essa quantidade de multas, fica impossível. A multa da invasão hacker é de 2,8 milhões de reais, um pouco mais que isso. [Tem ainda] mais 2 milhões de reais [de indenização]. É uma conta que eu e o Walter Delgatti devemos pagar, mas a gente sabe que ele não vai pagar, então, provavelmente, eu vou ter que pagar para me ver livre disso”, diz Zambelli no vídeo.
Ela ainda teve decretada a perda do mandato, já que a pena a ser cumprida em regime fechado ultraa 120 dias — limite estabelecido pela Constituição Federal para ausência em sessões legislativas. A perda do mandato, no entanto, ainda deve ser declarada pela Câmara dos Deputados.
No vídeo em que pede ajuda, Zambelli também cita um processo que perdeu no TRE de São Paulo, mais de 20 processos por fake news no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e um segundo processo criminal por sacar uma arma e seguir um eleitor opositor na véspera das eleições presidenciais de 2022 no centro de São Paulo.
“Hoje, venho aqui com o coração apertado, mas com coragem para enfrentar tudo de cabeça erguida. Fui condenada a pagar multas milionárias, mesmo sem ter cometido crime, por lutar pelas liberdades que acredito. Antes mesmo do fim do processo, a Justiça já pode exigir esse pagamento — e eu não tenho como arcar sozinha com isso. Por isso, lanço essa campanha de Pix”, escreveu a parlamentar na legenda da publicação.
Hoje venho aqui com o coração apertado, mas com coragem para enfrentar tudo de cabeça erguida. Fui condenada a pagar multas milionárias, mesmo sem ter cometido crime, por lutar pelas liberdades que acredito.
Antes mesmo do fim do processo, a Justiça já pode exigir esse pagamento… pic.twitter.com/CWcsD68UTN
— Carla Zambelli (@Zambelli2210) May 19, 2025