Moraes nega novo pedido de Braga Netto por mais prazo de defesa 4m1h1x
General e ex-candidato a vice da chapa de Bolsonaro tem até esta sexta-feira, 7, para apresentar as suas alegações 3f557

O general Walter Braga Netto, preso preventivamente desde 14 de dezembro do ano ado no caso da tentativa de golpe de estado, teve mais um pedido por mais prazo negado nesta quinta-feira, 6, pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Os advogados do acusado apresentaram um agravo regimental na noite de quarta, 5, mas o recurso foi negado no começo desta tarde.
Os principais argumentos da defesa do militar, capitaneada pelo advogado José Luis Oliveira Lima, são de que não foi disponibilizado o às mídias brutas que instruem a investigação (a íntegra das apreensões dos celulares e dos notebooks dos investigados) e, por isso, o prazo de defesa não deveria começar a valer enquanto isso não for resolvido. Outro ponto é de que os quinze dias concedidos por Moraes não são suficientes para analisar nem mesmo o que já está posto para as defesas.
“Dessa forma, constata-se que a defesa de Walter Souza Braga Netto possui o amplo o aos elementos de prova já documentados, inclusive aos elementos de prova mencionados na denúncia. (…) Diante do exposto, mantenho a decisão que indeferiu os pedidos formulados por Walter Souza Braga Netto por seus próprios fundamentos”, diz a decisão desta quinta.
Um dos objetivos do recurso era o de que a solicitação por mais prazo fosse analisada pelos demais ministros da Primeira Turma — Cármen Lúcia, Flávio Dino, Luiz Fux, Cristiano Zanin — e não apenas por Moraes. Porém, a decisão desta quinta já sepulta o andamento do agravo.
O prazo para que Braga Netto apresente defesa prévia vence nesta sexta-feira, 7, às 23h59, o que também foi destacado por Moraes. Os quinze dias são contados a partir da juntada, no processo, do comprovante de notificação dos acusados para apresentarem defesa — por isso, o último dia de cada um pode variar. O prazo do ex-presidente Jair Bolsonaro, por exemplo, vence no último minuto desta quinta.