Pesquisa: PT é favorito a manter um de seus principais redutos no Nordeste 551w4c
Levantamento sobre a eleição no Ceará foi divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas 5x596m

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), é favorito a obter um novo mandato em 2026, segundo levantamento feito entre os dias 14 e 18 de maio pelo instituto Paraná Pesquisas e divulgado nesta quinta-feira, 22.
De acordo com o instituto, no principal cenário, Elmano teria 42,8% das intenções de voto, seguido pelo ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT), com 25,4%, e pelo senador Eduardo Girão (Novo), com 15,2% — veja quadro completo abaixo.
Pesquisa para o governo do Ceará – cenário 1
Em um segundo cenário, sem o ex-prefeito de Fortaleza, a vantagem de Elmano seria maior: ele teria 49,7% das intenções de voto contra 20,8% de Girão e 7,1% do deputado federal Moses Rodrigues (União Brasil) — veja quadro completo abaixo.

Aprovação 5x6y57
O desempenho do governador na pesquisa eleitoral é resultado de sua boa aprovação à frente do estado. Segundo o Paraná Pesquisas, 58,7% aprovam o seu trabalho, enquanto 37,1% desaprovam e 4,2% não souberam ou não quiseram responder.
Quando questionados sobre como avaliam a gestão, 42,3% dizem que ela é ótima ou boa, enquanto 27,5% a classificam como ruim ou péssima. Outros 28,8% a classificam como regular e 1,3% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.
Reduto petista 565h5g
Ceará é hoje um dos redutos do PT e de Lula no país. Nas últimas eleições nacionais, em 2022, o estado foi um dos quatro conquistados pelo partido — os outros foram Rio Grande do Norte (Fátima Bezerra, reeleita), Piauí (Rafael Fonteles) e Bahia (Jerônimo Rodrigues).
Já na eleição de 2024, Fortaleza foi a única capital conquistada pelo PT no país, com a vitória apertada de Evandro Leitão sobre o deputado bolsonarista André Fernandes (PL). Foi a primeira vez que o partido chegou ao comando de uma sede de estado desde a eleição de 2016.
Elmano de Freitas venceu no Ceará em 2022 apoiado por Lula e pelo ex-governador Camilo Santana, o principal cacique do PT hoje no estado — ele foi eleito senador com quase 70% dos votos, mas assumiu o Ministério da Educação logo após a chegada de Lula à Presidência.
Pesquisa 2u4g5u
O levantamento do Paraná Pesquisas foi feito com 2.000 eleitores em 80 municípios do Ceará. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.