VEJA Mercado entrevista Daniel Teles Barbosa às 10h
Bolsas europeias e mercado de futuros nos EUA abrem em alta, após Pequim informar possivel negociação de tarifas
Bolsa de SP reabre nesta sexta-feira com liquidez em baixa depois do feriado de 1º de maio, que teve papéis do Brasil em queda em Nova York. Ações de bancos brasileiros e da Vale fecham em queda em Wall Street, enquanto a Petrobras registra ganhos, embalada por alta momento do petróleo. A commodity, no entanto, teve perda acumulada de 16% em abril. As bolsas europeias operam em alta com esperança de alívio tarifário entre Estados Unidos e China. Pequim informou nesta sexta-feira que o governo americano manifestou disposição para negociar. O mercado de futuros dos Estados Unidos e o EWZ, que representa a bolsa brasileira em Nova York também se animou.
Nos Estados Unidos, Microsoft se sobressaiu nos resultados trimestrais, ao contrário de outras gigantes de tecnologia, como Apple e Amazon. A fabricante do iPhone, por exemplo, reportou custos extras de 900 milhões de dólares por causa das tarifas comerciais. Os números fizeram a Apple recuar 3,5% no pré-mercado.
A expectativa para as bolsas americanas é de registrar o nono dia seguinte de alta. O dia começou com a divulgação do payroll americano, o primeiro termômetro do mercado de trabalho após a divulgação do tarifaço. O país criou 177.000 nova vagas de emprego em abril, acima das expectativas dos especialistas, que antecipavam um número de 138.000 vagas geradas no mês. “Isso mostra uma resiliência muito grande do mercado americano. Depois de um mês tão tumultuado, tão turbulento, ver a economia americana gerando mais emprego, isso gera uma nova pauta: há mais dinheiro em circulação, então aquele corte de juros para estimular a economia americana pode não acontecer num primeiro momento”, disse Daniel Teles Barbosa, economista sócio da Valor Investimentos, em entrevista nesta sexta-feira, 2, ao Veja Mercado.
O VEJA Mercado é transmitido de segunda a sexta, ao vivo no YouTube, Facebook, Twitter, LinkedIn e VEJA+, a partir das 10h. Ouça também no Spotify!
Um oferecimento JHSF.