Dólar a R$ 5,70 é uma surpresa que deve perdurar, diz Felipe Salles
VEJA Mercado: economista-chefe do C6 Bank diz que economia americana sai enfraquecida do tarifaço e que saída de capital dos EUA beneficia emergentes
VEJA Mercado | 06 de maio de 2025.
As bolsas europeias e os futuros americanos são negociados em alta na manhã desta terça-feira, 6. As ações da Petrobras desabaram 3% e atingiram o menor nível do ano depois de a estatal anunciar uma redução de 16 centavos no preço do litro do diesel às distribuidoras. A cotação do petróleo tipo brent teve mais um dia de baixa e fechou o dia a 60 dólares por barril, um dos níveis mais baixos nos últimos 4 anos. A Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom) calcula que os preços da gasolina estão quase 30 centavos acima da chamada paridade internacional, o que pode abrir espaço para reduções nas bombas nas próximas semanas.
No exterior, a China estaria usando uma manobra ilegal para driblar as tarifas de 145% impostas por Donald Trump. Segundo reportagem do jornal britânico Financial Times, os chineses estariam “lavando exportações”. Em outras palavras, eles estariam enviando mercadorias a outros países asiáticos, falsificando a etiqueta de origem dos produtos e exportando as cargas aos EUA com taxas menores. A alfandega da Coreia do Sul já teria identificado cargas falsificadas avaliadas em 21 milhões de dólares.
Diego Gimenes entrevista Felipe Salles, economista-chefe do C6 Bank. O especialista afirma que a economia americana sai enfraquecida do tarifaço e que a saída de capital dos EUA beneficia economias emergentes. Ele se diz surpreso com o dólar abaixo dos 6 reais e que existem elementos para a moeda continuar sendo negociada abaixo desses níveis. O VEJA Mercado é transmitido de segunda a sexta, ao vivo no YouTube, Facebook, Twitter, LinkedIn e VEJA+, a partir das 10h. Ouça também no Spotify!
Ouça o VEJA Mercado também pelo Spotify!