Os astros que unem o útil ao agradável em divertidos programas de viagem 1y1l42
De Ewan McGregor a Conan O’Brien, celebridades transformam viagens cheias de aventura em programas documentais no streaming 6j1b3x

Ewan McGregor e Charley Boorman são amigos de longa data: em 1997, os dois se conheceram nas gravações do filme O Beijo da Serpente, e não se desgrudaram mais graças a um hobby em comum: extensas viagens de moto pelo mundo. Na última delas, o ator e o apresentador atravessaram a Europa ando por dezessete países em dois meses de estrada. A aventura foi registrada em Long Way Home, série documental que acaba de chegar à Apple TV+, levando o público na garupa da dupla hollywoodiana por paisagens que vão da gelada Escandinávia aos cenários da Europa continental, pegando o caminho mais longo (e como) entre o ponto de partida na Escócia e a chegada à Inglaterra.
Estrela de Aves de Rapina, Star Wars: a Ascensão Skywalker e da série Obi-Wan Kenobi, do Disney+, McGregor é um ator consagrado no cinema, mas a agenda de gravações nunca foi impedimento para que ele subisse em uma moto e atravessasse o mundo. Isso porque o ator fez de seu espírito aventureiro um hobby perfeito: ele não apenas cai na estrada ao lado do melhor amigo, buscando experiências culturais e autoconhecimento, como transformou suas viagens em uma série de sucesso que é parte de seu extenso currículo. Além da travessia pela Europa, a dupla já ou meses descobrindo a América do Norte, a África e a América do Sul em temporadas anteriores do programa, lançado originalmente há mais de duas décadas, em 2004. “Quando você explora o mundo, se sente conectado com as pessoas e as culturas. É uma experiência única que fica com você para sempre”, declarou McGregor durante a nova leva de episódios.

Transformar viagens em atração para o público não é uma exclusividade deles. Unir o útil ao agradável em questão de hobby e trabalho é algo que atrai diversas celebridades, que caem na estrada e gravam essa jornada de maneira profissional. Comediante e atual apresentador do Oscar, Conan O’Brien se aventurou por países como Espanha, Áustria e Nova Zelândia na nova fase de Conan O’Brien Vai Nessa, série documental que acaba de estrear sua segunda temporada na Max. Já renovado para um terceiro ciclo, o programa segue O’Brien enquanto ele visita diversos lugares, conhecendo fãs e a cultura local — mas não sem fazer piada de tudo.
Nas agens pela Espanha e Nova Zelândia, inclusive, ele visita nativos ilustres: os oscarizados Javier Bardem e Taika Waititi, com quem vive momentos hilários. “Gosto de me misturar, não quero parecer um turista”, atesta ele, em tom de piada, no trailer. Disponível na Netflix, Curta Essa com Zac Efron é outro exemplo recente da seara: na série documental, o astro de High School Musical e Ted Bundy viaja pelo mundo buscando formas mais saudáveis e sustentáveis de se viver em lugares como Islândia, Porto Rico, Sardenha e Peru. Exercitar o talento na estrada pode ser prazeroso.
Publicado em VEJA de 9 de maio de 2025, edição nº 2943