Thiago Oliveira e a mudança da Globo com Festival Negritudes 6i1z2j
Evento celebra narrativas negras e reúne nomes como Gilberto Gil, Alcione, Mumuzinho e Isabel Fillardis 3i617

A segunda edição do Festival Negritudes Globo no Rio de Janeiro acontece nesta quinta-feira, 15, no Galpão da Cidadania, com ingressos esgotados. O evento, que celebra as narrativas negras na cultura brasileira, terá como atrações musicais Alcione e Mumuzinho, além de painéis com Gilberto Gil, Maju Coutinho, Tony Tornado, Duda Santos, Isabel Fillardis, Kenya Sade e Erika Januza, entre outros. Quem comanda o evento, que terá transmissão ao vivo pelo Canal Futura, no Globoplay, com o aberto a não s, é o apresentador Thiago Oliveira. O jornalista está à frente do É de Casa todos os sábados, é casado Bruna Matuti e pai de Ella, de quase 2 anos. Assim Thiago resume à coluna GENTE sua empolgação com o evento.
“Toda vez quando falo com pessoas como Gilberto Gil e Alcione, sempre agradeço antes de começar. Falo assim: ‘Obrigado por tudo que vocês fizeram por nós’. São coisas que a gente nem imagina, eu tenho 40 anos. É a carreira da Alcione, a carreira do Gilberto Gil e de tantos outros que a gente vai receber… Na época, quando eles começaram, não existia Negritudes Globo ou momentos para falar sobre a temática, sobre os problemas ou visando ao futuro. Naquela época não podiam nem sonhar. Hoje a gente pode fazer exatamente isso, falar com jovens, com adultos, sobre a possibilidade de sonhos que se tornam realidade. Existe um desafio? Claro, porque a gente vive num país que só agora, infelizmente, nos últimos 20 anos, as pessoas começaram a entender na importância da diversidade. A minha missão como comunicador é mostrar esse desafio que não é só da Globo, mas da sociedade brasileira. Sempre faltou um comunicador preto. E trabalho muito nesses 22 anos para estar onde estou e cada vez mais subir outros degraus”.
O festival também terá edições em Salvador e São Paulo ao longo de 2025. A primeira parada, em 2024, reuniu mais de 1,5 mil pessoas na Gamboa, com participações de Taís Araujo, Lázaro Ramos e Regina Casé.