Conheça o AirCar, o carro voador previsto para decolar em 2026
Veículo híbrido, desenvolvido pela companhia eslovaca, Klein Vision combina as funções de um carro e de uma aeronave leve e promete atingir 250 km/h

No futuro teremos carros voadores? Se depender da empresa eslovaca Klein Vision, a resposta afirmativa está cada vez mais próxima. Nesta semana, durante um evento nos Estados Unidos, a empresa eslovaca confirmou o início da produção para este ano e a comercialização a partir de 2026.
O protótipo de veículo híbrido que combina características de um automóvel e de uma aeronave leve.que já possui certificação europeia de aeronavegabilidade, tem o preço estimado em cerca de R$ 5,6 milhões.
Diferentemente de outros veículos voadores em desenvolvimento, o AirCar não decola verticalmente. Seu funcionamento exige uma pista de decolagem, o que limita sua operação a ambientes aeroportuários. Com isso, a empresa busca conquistar uma pequena fatia do setor da aviação privada ou do transporte aéreo estilo táxi, o que pode representar grandes oportunidades de crescimento para a companhia.
O veículo tem pesa aproximadamente 1.000 kg e é impulsionado por um motor BMW de 1.6 litros, com um sistema elétrico de 15 kW. Essa combinação o torna um modelo híbrido, capaz de atuar sobre o asfalto e o ar.
Desenvolvimento
O AirCar realizou seu primeiro voo com sucesso em julho de 2021. Posteriormente, em 2022, obteve a certificação como avião privado pelas autoridades de transporte da Eslováquia, após cumprir os rigorosos requisitos da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA). Para isso, foi submetido a 70 horas de voos teste, além de cerca de 200 decolagens e pousos, comprovando seu desempenho técnico dentro de parâmetros exigentes.
Sua autonomia de voo chega a 1.000 km, e ele pode atingir até 2.500 m de altitude. No ar, sua velocidade máxima é de 250 km/h, enquanto na estrada pode alcançar até 200 km/h.