Evento em São Paulo vai reunir líderes mundiais e CEOs em outubro
O Horasis Global Meeting vai realizar sua 10ª edição em São Paulo, entre 8 e 10 de outubro, em parceria com o governador Tarcísio de Freitas

O Horasis Global Meeting, um dos principais fóruns globais que reúnem empresários, CEOs, autoridades governamentais, investidores e especialistas, realizará a sua 10ª edição em São Paulo, entre 8 e 10 de outubro de 2025, no Transamerica Expo Center. O evento, cujo objetivo é debater oportunidades de negócios e estratégias para o crescimento sustentável, já ou por cidades como Liverpool (Inglaterra), Cascais (Portugal), Gaziantep (Turquia) e Vitória (ES).
A edição paulista será organizada em parceria com o governo do estado, tendo o governador Tarcísio de Freitas como anfitrião. Segundo Frank-Jürgen Richter, fundador e chairman da Horasis, think tank com sede na Suíça que idealizou o evento, a escolha de São Paulo se deve à sua posição como um dos principais hubs econômicos da América Latina, além da visão do governo estadual de transformar a cidade em um novo centro global de diálogo e debates, especialmente à medida que o mundo volta seus olhos para os países emergentes do hemisfério sul.
Richter, que de 2001 a 2004 foi diretor do Fórum Econômico Mundial, que ocorre anualmente em Davos, na Suíça, encontrou-se com Tarcísio na segunda-feira, 7, para tratar dos preparativos para o evento da Horasis. “Ele me contou que São Paulo recebe mais investimentos do que todo o resto do Brasil junto, o que é impressionante”, diz Richter.
O encontro contará com mais de 1.500 participantes, dos quais nada menos que 1.000 também terão atuações como palestrantes. O evento se diferencia por garantir que todos os convidados sejam líderes de alto nível, com cerca de 40% de participação feminina entre os palestrantes. “O formato consiste em garantir que todos que participam são VIPs, tanto nos painéis como na audiência. Não convidamos cargos intermediários”, diz Richter.
Além de líderes empresariais, o fórum terá a presença de ex-chefes de Estado e delegações governamentais de países da América Latina, África e Ásia, reforçando o caráter global e plural do encontro. O governador de São Paulo será responsável por convidar representantes de governos estrangeiros, fortalecendo o papel diplomático do evento e ampliando as possibilidades de cooperação internacional.
A programação abordará temas centrais como agronegócio, infraestrutura, educação, tecnologia, inovação, ESG e energia limpa, com mais de 80 rodadas de negócios e grandes plenárias com palestras. O formato procura privilegiar não apenas o debate, mas também a geração de negócios concretos e a construção de parcerias estratégicas, como já ocorreu em edições anteriores do Horasis em outros países.
A Horasis se apresenta como uma organização híbrida, entre think tank, ou seja, um instituto de discussão e divulgação de ideias, e “do tank”, lugar de “fazer”, em que ideias e ações caminham juntas. “As coisas realmente acontecem, não é só pesquisa. Nosso diferencial é promover o diálogo e gerar impacto concreto, seja em negócios ou em diplomacia”, diz Richter. O tema deste ano para o evento em São Paulo, “Aproveitando o Poder da Cooperação”, reflete a proposta de inspirar o futuro por meio da colaboração global, buscando soluções inovadoras para desafios econômicos, sociais e ambientais em um mundo cada vez mais interconectado. “O objetivo é criar um novo fórum de alcance mundial contínuo, onde o Sul Global tenha mais voz e participação”, afirma o fundador da Horasis.