Governo vai aumentar IOF para ter arrecadação maior, diz ministro
Equipe econômica vai detalhar a medida após o fechamento do mercado

O governo federal vai aumentar a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) com a finalidade de incrementar a arrecadação da União e equilibrar as contas públicas. A informação foi adiantada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, durante evento na B3, em São Paulo, nesta quinta-feira, 22.
A fala do ministro sobre o IOF sucedeu um comentário sobre o contingenciamento de 31 bilhões de reais no orçamento do governo, também anunciado hoje. “[O governo] Vai ao mesmo tempo anunciar um incremento de IOF, que vai aumentar, por outro lado, menor que isso [31 bilhões de reais] um pouco a receita e vai garantir objetivamente o cumprimento das regras do arcabouço fiscal”, disse Renan Filho.
A equipe econômica do governo vai detalhar a medida que eleva a cobrança do IOF em coletiva de imprensa prevista para o fim da tarde, após o fechamento do mercado. Os ministros Fernando Haddad, da Fazenda, e Simone Tebet, do Planejamento, estarão presentes no anúncio oficial. O IOF é um imposto federal pago por pessoas físicas e jurídicas que incide sobre operações financeiras realizadas no país, como transações de crédito, operações de câmbio, títulos e valores imobiliários, entre outras.
[Em atualização]