Boa notícia: teste descarta gripe aviária em trabalhador de Montenegro no RS 632c1k
Exame foi realizado pela Fundação Oswaldo Cruz 4r5a4b

Exame realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado na última terça-feira, 20, mostrou que um trabalhador da granja comercial de Montenegro, onde foi identificado foco de gripe aviária entre os animais, não foi infectado pela doença.
De acordo com a Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul, o exame foi feito por método da análise do material genético presente na amostra coletada, conhecido pela sigla PCR. Também foram realizadas análises para gripe (influenza) e covid-19, todos com resultados negativos.
De acordo com a secretaria, apenas esse trabalhador da granja, até o momento, apresentou sintomas gripais. Ele chegou a ser isolado em seu domicílio. Desde a última sexta-feira, 16, trabalhadores e funcionários da granja em Montenegro (RS) e do zoológico de Sapucaia do Sul (RS), locais com foco confirmado de gripe aviária entre os animais, estão sendo monitorados pelas equipes de saúde do estado.
O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) do Rio Grande do Sul reforçou que o risco de infecção por influenza aviária em humanos é considerado baixo. A transmissão ocorre predominantemente em pessoas com contato próximo e frequente com aves ou mamíferos infectados, vivos ou mortos. “A doença não é transmitida pelo consumo de alimentos bem cozidos ou preparados adequadamente, e a transmissão entre pessoas é extremamente limitada”, disse em nota.
Gripe aviária é perigosa para humanos? 6n1u
A infecção de humanos pelo vírus da gripe aviária é extremamente rara e costuma ocorrer entre trabalhadores em contato constante com animais infectados. Para evitar contrair o vírus, as autoridades recomendam:
- Promover vigilância epidemiológica intensa de animais comerciais e silvestres;
- Controlar o o a granjas;
- Proibir mercados de aves vivas em áreas de grande risco;
- Notificar casos novos com rapidez;
- Fazer o abate de criações infectadas;
- Evitar contato com aves doentes ou mortas;
- Adotar práticas rigorosas de biossegurança, como higienização, desinfecção e uso de equipamentos de proteção individual.
Gripe aviária é transmitida pelo consumo de carnes e ovos? 312x3k
Não! O consumo de alimentos não é capaz de transmitir o vírus. Isso acontece porque a infecção só ocorre por meio do contato com as secreções de animais vivos ou mortos recentemente. Vale lembrar que a infecção de humanos é rara e, portanto, não há motivos para alarde.
(Com Bruno Bocchini, da Agência Brasil)